ATA DA SEPTUAGÉSIMA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DA SEXTA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA NONA LEGISLATURA, EM 30.06.1988.

 

 

Aos trinta dias do mês de junho do ano de mil novecentos e oitenta e oito reuniu-se, na Sala de Sessões do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre, em sua Septuagésima Primeira Sessão Ordinária da Sexta Sessão Legislativa Ordinária da Nona Legislatura. Às quatorze horas e quinze minutos, constatada a existência de “quorum”, o Sr. Presidente declarou abertos os trabalhos e determinou que fossem distribuídas em avulsos cópias das Atas da Septuagésima Sessão Ordinária e das Trigésima Primeira e Trigésima Segunda Sessões Solenes, que deixaram de ser votadas em face da inexistência de “quorum”. À MESA foram encaminhados: pelo Ver. Lauro Hagemann, 01 Pedido de Providências, solicitando que a Secretaria da Fazenda volte a cobrar os impostos municipais através da Agência da Caixa Econômica Federal de Ipanema, Juca Batista; pelo Ver. Raul Casa, 01 Pedido de Providências, solicitando substituição de lâmpada queimada na Rua Martim Bromberg, defronte ao nº 24. Do EXPEDIENTE constaram: Ofícios nºs 01/88, da Comissão Especial constituída para examinar o Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 08/88; 01/88, da Comissão Especial constituída para examinar o Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 06/88; 02/88, da Comissão Especial constituída para examinar o Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 04/88; 348/88, do Sr. Prefeito Municipal; s/nº, do Cardeal Vicente Scherer; Telegrama do Coordenador Nacional da Frente Municipalista Nacional; Cartão da família do Sr. Mário David Andreazza. Ainda foi encaminhado à Mesa o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 66/88 (proc. nº 1355/88), que dá nova redação ao inciso XVIII do art. 32 da Lei Orgânica do Município de Porto Alegre. A seguir, por solicitação do Ver. Clóvis Brum, foi efetuada nova verificação de “quorum”, respondendo a chamada os Vereadores Jorge Goularte, Lauro Hagemann, Clóvis Brum, Nilton Comin, Rafael Santos e Wilton Araújo. Constatada a inexistência de “quorum”, o Sr. Presidente levantou os trabalhos às quatorze horas e vinte e três minutos, convocando os Senhores Vereadores para Sessão Extraordinária a ser realizada às quatorze horas e quarenta e cinco minutos. Os trabalhos foram presididos pelos Vereadores Rafael Santos e Ennio Terra, o último nos termos do art. 11, § 3º do Regimento Interno e secretariados pelo Ver. Lauro Hagemann. Do que eu, Lauro Hagemann, 3º Secretário, determinei fosse lavrada a presente Ata que, após lida e aprovada, será assinada pelos Senhores Presidente e 1ª Secretária.

 

 

O SR. ARANHA FILHO (Questão de Ordem): Sr. Presidente, acredito que não exista “quorum” para a realização dessa Sessão Ordinária. Pediria a V. Exa. que se fizesse verificação de “quorum”.

 

O SR. PRESIDENTE (Rafael Santos): Nobre Vereador, recém foi feita a verificação de “quorum”. Havia 15 Vereadores em Plenário.

 

O SR. JORGE GOULARTE (Questão de Ordem): Sr. Presidente, ontem à tarde, no encerramento da Sessão, ficou combinado que esta Sessão seria suspensa imediatamente após a abertura e convocada uma Sessão Extraordinária para votação dos Projetos existentes na Casa.

 

O SR. CLÓVIS BRUM: Para um requerimento, Sr. Presidente. (Assentimento da Presidência.) Sr. Presidente, solicito à Mesa, nos termos regimentais, que determine à Secretaria a verificação de “quorum” com a respectiva chamada nominal.

 

O SR. PRESIDENTE: Pediria a V. Exa., para dizer com que objetivo será esta verificação de “quorum”.

 

O SR. CLÓVIS BRUM: Para atender o Regimento Interno, Sr. Presidente. Ele é claro: quando qualquer Vereador questionar o Regimento Interno, a Mesa só tem uma obrigação: verificar o “quorum”.

 

O SR. PRESIDENTE: Solicito ao Sr. Secretário que proceda à chamada nominal dos Srs. Vereadores para verificação de “quorum”.

 

(O Sr. Secretário procede à chamada dos Srs. Vereadores.)

 

O SR. 2º SECRETÁRIO: Estão presentes os Vereadores Jorge Goularte, Lauro Hagemann, Clóvis Brum, Nilton Comin, Rafael Santos e Wilton Araújo.

 

O SR. PRESIDENTE: Não há “quorum”. Estão encerrados os trabalhos.

 

(Levanta-se a Sessão às 14h23min.)

 

* * * * *